quinta-feira, 13 de junho de 2013

17/06/2013 - SEGUNDA - Veja as principais facas de cozinha e suas utilidades


Ao contrário do que pensam, facas não têm 1.001 utilidades. Cada uma possui uma função específica. Usar a mais adequada para cada atividade, pode fazer toda a diferença! Uma boa faca proporciona facilidade de corte, maior precisão, menor esforço, maior durabilidade, facilidade de limpeza, manutenção e reafiação. 

Antes de comprar uma faca, é essencial definir qual será sua aplicação, pois existem modelos e tipos apropriados para cada atividade. Para fazer uma boa escolha, é importante verificar os seguintes aspectos:
  • Equilíbrio de peso entre cabo e lâmina;
  • Qualidade do fio da lâmina (liso ou serrilhado);
  • Empunhadura.;
  • Acabamento final da faca.

Japonesa – Pode ser utilizada para todos os tipos de cortes. Esta faca possui o gume quase reto com sua ponta voltada para baixo, extremamente segura para trabalhar na tábua.




Mestre lâmina larga – A faca mestre é a mais usada pelo chef. Existem os tamanhos de 6, 8 e 10 polegadas. O tamanho 8, entretanto, é o mais apropriado. Serve para destrinchar, cortar legumes, fatiar cebola, cortar carne, picar tempero. A lâmina larga é própria para o uso em tábuas.


Frutas e legumes – É uma faca com lâmina rígida, que se acomoda à mão. A lâmina também é lisa, curta e estreita. Ideal para descascar e tornear.




Desossar semiflexível – Própria para desossar pequenos animais e para filetar peixes. A faca semiflexível facilita a operação, permitindo que o corte acompanhe o osso. A ponta de fio curvado para cima permite que a faca entre em vãos estreitos.



Pão fio ondulado – Própria para cortar pães. A ponta voltada para baixo é para facilitar a operação com as duas mãos, evitando que escorregue ou que espete. Seu formato dá maior resistência.




Sashimi – A afiação da faca de sashimi é apenas do lado direito. O lado esquerdo da faca é totalmente plano, possibilitando um acabamento liso, perfeito. Ideal para sashimis, postas de peixes já limpos. A mais indicada é a de 10 polegadas.


Fiambre fio ondulado – Serve para cortar carnes cozidas, industrializadas, embutidos. A faca deve ser comprida, estreita e a lâmina fina, para cortar em um único ato.



Churrasco – A faca para churrasco mais apropriada é a de fio liso, lâmina estreita, pequena. Permite cortes retos.




Cutelo – Tem angulação obtusa, 90°. Sua afiação é de 45° de cada lado. A faca deve ser pesada e quanto maior for melhor. Por isso recomenda-se a de 6 ½ polegadas. Própria para cortar ossos de pequenos animais.



Fonte: Cozinha Profissional

Que tal começar a semana se presenteando com uma máquina de café Nespresso? Incrível! A Citiz & Milk e perfeita para quem gosta de curtir um cappuccino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário